O que faz um designer de moda?

O Designer de Moda é responsável por projetar, criar, desenhar, desenvolver, acompanhar e administrar processos no setor da moda, nas diferentes etapas de realização de um produto que vai muito além da fabricação de têxtil, ou de calçados, como também joias, bolsas, e acessórios diversos.

O profissional tem atribuições para criar o conceito da coleção com o objetivo de atingir um público alvo através de um estilo, desenhar croquis, realizar a modelagem, acompanhar a escolha de tecidos e materiais, aprovar a prototipagem, ficha técnica, acompanhar a produção fabril, como também pode atuar na criação de eventos de lançamentos e desfiles, a escolha da estética da divulgação das campanhas de moda e sua estratégia de marketing.

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Outro nicho de mercado é o designer de superfície, que é desenvolver estampas para têxteis. O mercado é amplo porém exige atualização constante em tendências, referências e estilo com um olhar atento ao globalizado.

A profissão Designer de Moda requer muito estudo e uma amplo conhecimento de história da moda e designer, ciências sociais e práticas projetuais. O bacharelado tem a duração de 4 anos e dois anos para habilitação tecnológica.

Por atuar em pesquisas constantes nos sites internacionais, revistas conceituadas e até viagens a outros países, recomenda-se falar outros idiomas, que se torna ferramenta para ampliar seu repertório e leque de possibilidades.

Algumas atribuições para Designer de Moda

Stylist

É um dos principais responsáveis pela criação da imagem que é um aspecto relevante na comunicação. É responsável por pesquisar, projetar e criar a imagem a partir do estilo das roupas atingindo um público alvo determinado pelo job.

Coll Hunter

É o profissional responsável por ficar mais que ligado e pesquisar as principais tendências do mundo fashion, mudança de comportamento, comunicação e demais aspectos. Pode exercer a função de consultor, pesquisador, editor ou atuar dentro de uma marca atualizando as tendências e referências de moda, facilitando assim decisões mais assertivas.

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Visual merchandising

É aquele que lida também com criação da imagem, porém com foco nas vendas o VM está sempre antenado ao mundo dos negócios e sabe como criar o visual completo da marca para vender mais, através de vitrines bem elaboradas, exposição harmônica no interior da loja transmitindo a essência da marca através dos produtos expostos.

Social media

É o profissional que geralmente atua na área de comunicação, lida diretamente com as redes sociais, que se tornou a maior vitrine de um negócio de moda, ele sabe qual produto existe uma demanda na melhor vitrine do planeta, a internet.

Community Manager

É especializado em criar e gerenciar comunidades engajadas com a empresa, que estão dispostos a comprar, divulgar e defender a marca ao gerar identificação com o consumidor.

Enfim, dentro do universo da moda as profissões do momento (e do futuro) estão diretamente conectadas às mudanças que vemos no consumidor que reflete no comportamento da indústria que com a sustentabilidade em voga, avanços tecnológicos e as redes sociais são apenas alguns dos grandes catalisadores para futuras profissões, surgindo assim novas demandas de profissionais que sejam versáteis, atualizados e totalmente ligados no digital.

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