Coloração Pessoal. O que é a cartela de cores?
Com base no tom de pele, é possível fazer uma análise de coloração pessoal que é executada por um profissional da área de consultoria de imagem e de estilo, com a ajuda de um espelho, de luz natural e de tecidos com diferentes cores, avalia o impacto do reflexo de cada cor no contorno do rosto, nas olheiras, no tom de pele e nas marcas de expressão. Sim, as cores têm o poder até de acentuar ou de aliviar a aparência das linhas do rosto.
A análise de coloração pessoal ou, ainda, colorimetria é um teste que, a partir de tecidos, avalia a temperatura e a saturação da pele para descobrir qual é o tom e o subtom e, dessa forma, encontrar a cartela de cores ideal para extrair o melhor dela. A colorimetria se baseia em combinar as nossas cores (pele, veias, cabelos, pelos e olhos) com as de nossas possíveis roupas e acessórios, de modo a entender como alcançar mais harmonia e valorização no resultado final. Na análise dos nossos tons são estudados a temperatura (quentes ou frias), a profundidade (claras ou escuras), a intensidade (vívidas ou opacas) e o nível de contraste (baixo, médio ou alto).
Após a análise, é dada a cliente uma cartela que apresenta um conjunto de cores com características e dimensões que realçam e combinam com as características naturais da pele. Na cartela vem a descrição da estação escolhida, cores para serem melhores usadas e as que, principalmente, tenham a intensidade, profundidade e temperaturas harmônicas ao tipo de pele, cor e olhos da pessoa que foi avaliada.
Esta cartela tem como referencial as possibilidades de resultados nas quatro estações: primavera, verão, outono e inverno, e desdobramento das estações, dividindo-as em 12 categorias:
Verão Puro
Uma pessoa com essa cartela de cores possui a pele bem clara, com fundo rosado e bastante sensível, que se queima facilmente com a exposição ao sol. O nível de contraste formado entre pele, cor dos olhos e pelos é de médio para baixo. As cores da cartela Verão Puro fazem parte da família das matizes frias, o que quer dizer que são mais azuladas. São também esmaecidas e suaves, com baixo contraste.
Verão Suave
As pessoas com essa cartela de cores também possuem a pele bastante clara e com fundo rosado, incluindo negros menos retintos. A principal diferença em relação à categoria anterior está no nível de contraste, já que aqui preponderam as pessoas de alta contraposição. Como o próprio nome sugere, a principal característica das cores desta cartela é a intensidade baixa. Elas são suaves, opacas e também pertencem à família das cores frias.
Verão Claro
As pessoas com essa cartela também possuem pele clara e apresentam contrastes que variam entre baixo e médio. As cores da paleta são, principalmente, claras e frias, mas, entre todas as cartelas de verão, essa é a que possui tons mais vibrantes, já que a intensidade está entre suas características principais.
Inverno Puro
A principal característica das pessoas com essa cartela de cores é o alto ou altíssimo contraste. Combinações de pele branquíssima com cabelos e olhos bem escuros são dominantes, assim como negros de epiderme escura com subtons acinzentados, que fazem a pele brilhar quando exposta ao sol. A principal característica da paleta de cores é a temperatura fria, que dita as regras. Ao contrário das cartelas de verão, no entanto, essa pede intensidade e cores mais escuras. Por trabalhar o alto contraste, também, essa é a primeira combinação de cores que inclui o preto e o branco.
Inverno Intenso
As pessoas dessa paleta possuem contraste de médio para alto, mas também podem apresentar contraposição baixa escura, como é o caso dos negros que se encaixam nela. Em geral, o subtom das peles é amarelado. Entre as cores da paleta, predominam as cores frias e vibrantes, e os tons claros são melhor aceitos do que na cartela anterior.
Inverno Profundo
Entre as pessoas dessa cartela predominam, novamente, as de contraste alto ou baixo escuro. Os cabelos e olhos, em geral, são escuros e brilhantes, bem como a pele, que possui um glow natural. As principais características das cores da paleta são a temperatura fria e os tons escuros. Elas também são, em geral, brilhantes, mas tons mais suaves e opacos são bem aceitos, já que a intensidade não é o mais importante da cartela.
Primavera Pura
As pessoas dessa cartela possuem peles com subtom quente e cabelos que puxam para o ruivo e para o dourado, com contrastes de baixos a médios. As cores dessa paleta são saturadas, de intensidade alta e de temperatura quente, com muita base em pigmentos amarelados. O preto e o branco não são indicados, por sobrecarregarem o visual.
Primavera Clara
As pessoas dessa cartela possuem pele clara com subtom quente, puxado para o dourado ou para o pêssego. Os contrastes são, em geral, baixos. De todas as paletas de cores da primavera, é essa a que traz os tons mais claros e suaves, puxando para o pastel, mas ainda assim com intensidade média — o que não os deixa nem extravagantes nem apagados demais.
Primavera Intensa
As pessoas da cartela Primavera Intensa têm as cores mais contrastantes em relação às das outras cartelas da estação. Os níveis são de médio para alto ou baixo escuro, no caso dos negros, e os subtons de pele são dourados e intensos.Com o próprio nome sugere, essa paleta traz cores que têm a intensidade como característica primária. A característica secundária é a temperatura quente. São bem aceitas, no entanto, tanto cores claras quanto escuras, desde que vibrantes e puxadas para o quente.
Outono Puro
As pessoas dessa cartela possuem contraste alto, com cabelos e olhos bem mais escuros que a cor da pele. O contraste médio escuro também é encontrado, em especial nos negros. As cores da paleta são primordialmente quentes e, como segunda característica principal, opacas. Sua profundidade, no entanto, é média: não são claras nem escuras demais.
Outono Suave
As pessoas dessa cartela possuem subtom de pele mais amarelado e opaco, com baixos níveis de contraste. Outra característica que costuma estar presente nos outonistas suaves são as sardas. A principal característica das cores da paleta são as de tons quentes e, em segundo lugar, sua intensidade. Em relação à profundidade, assim como na categoria anterior, elas podem ser tanto escuras quanto claras.
Outono Profundo
As pessoas dessa paleta possuem contrastes altos, apresentando peles opacas e cabelos mais escuros, com subtons acobreados. A paleta de cores é composta por tons calorosos e elegantes, de temperatura quente e profundidade mais escura. A intensidade é apenas a terceira característica, de forma que é possível se equilibrar tanto com tons opacos quanto com os mais vívidos, desde que as outras sejam respeitadas.
A cartela serve como um guia para a pessoa entender as características da pele e usar as cores nos tons certos, é possível ver muitos efeitos positivos, como por exemplo: suavização da textura da pele, marcas de expressão, valorização dos traços, aparência saudável, jovialidade, entre outros aspectos que abordam não só roupas, como também as melhores cores de maquiagem e cabelos. Dessa forma, é possível encontrar em um só lugar os efeitos das cores na sua pele e a valorização que elas causam em você.
A maioria das pessoas nem imagina que as cores de uma roupa podem fazer tanta diferença! Foi nos últimos anos, no entanto, que a análise de coloração pessoal virou uma febre e as pessoas começaram a falar mais sobre o assunto nas redes sociais, compartilhando suas cartelas de cores. Enfim, a função do teste é encontrar as cores que mais harmonizam e uniformizam os traços do rosto. Com a cartela definida, consegue-se trabalhar com cores que deixam a pessoa mais bonita, fazendo com que roupa, cabelo e maquiagem conversem entre si.
Você sabe qual é a sua? Conta pra gente.