As cores universais
As cores universais são aquelas que possuem um equilíbrio nas três dimensões: temperatura, intensidade e profundidade. Com ou sem a cartela pessoal (confira o que é uma cartela pessoal e como se beneficiar dela) é possível fazer diversas combinações interessantes e valorizar suas peças criando looks criativos e harmônicos.
E para isso vale apostar nas três harmonias bases com o auxilio do circulo cromático (que segue em anexo) partindo dessa mini cartela de seis cores que contem o esmeralda, azul royal, classic blue, marsala, vermelho e coral, e geralmente se harmonizam com o tom de pele da grande maioria das pessoas, por isso chamada de universais.
Esse grupo que conhecemos na Consultoria de Imagem como as 6 Cores Universais teve o seu conceito inspirado na paleta de cores universais da Pantone ( referência mundial como padrão na indústria gráfica e têxtil ) contém apenas cores balanceadas e intermediárias. Isto é, cores que não são frias e nem quentes, nem escuras e nem claras, nem intensas e nem suaves. Elas estão num meio-termo e por isso combinam com todo tipo de pele e cabelos.
A versatilidade dessas cores está diretamente relacionada com a forma como a enxergamos. No caso da Pantone, a paleta engloba exatamente os tons mais presentes na natureza, ou seja, aquelas cores que nossos olhos já estão acostumados a ver como as cores universais, que é um conjunto de tons que são equilibrados e, por isso, não cansam nossa visão.
Conhecer sobre a harmonia básica das cores também auxilia para escolhas melhores de looks, maquiagem e acessórios, contribuindo assim para sua apresentação pessoal, sua imagem que é seu cartão de visitas, portanto use e abuse das harmonias cromáticas. Veja como é fácil de usar!
Harmonia monocromática
Harmonia monocromática – É a harmonia resultante de uma mesma cor da roda das cores. As tonalidades podem mudar, todas ficam no mesmo matiz da roda das cores. Consiste em pegar uma cor e usar em todas as peças em de um mesmo look, é elegante, alonga, dá um ar mais leve e a ideia é usar texturas diferentes nos tecidos para não parecer a mesma coisa. O esquema ou harmonia monocromática utiliza variações de luminosidade e saturação de uma mesma cor. Estas harmonias simples e elegantes, de fácil percepção ao observador.
Harmonia análoga
Harmonia análoga – O uso de cores complementares como o rosa e o roxo, amarelo e verde, amarelo e azul, que conversam entre si em baixo contraste, é mais comum de encontrar na rua. É a harmonia formada de uma cor primária combinada com duas cores vizinhas na roda das cores. Uma cor é utilizada como a dominante enquanto que as próximas são utilizadas para enriquecer a harmonia. As harmonias análogas são tão fáceis de criar quanto as monocromáticas, no entanto são mais ricas. Porém necessita de cor de contraste. Não é uma harmonia tão vibrante como a harmonia de complementares.
Harmonia complementar
Harmonia complementar – Uso de cores opostas como o roxo com amarelo, roxo com laranja, geralmente são composições mais divertidas e ousadas. É a harmonia que ocorre quando combinamos cores opostas na roda das cores. Em outras palavras, são cores que se encontram simétricas com respeito ao centro da roda. O Matiz varia em 180 º entre um e outro. Esta harmonia funciona ainda melhor se são combinadas cores frias e cores quentes, como por exemplo, vermelho com verde-azul ou azul com amarelo. Uma harmonia complementar é exatamente uma harmonia de contraste. E importante quando utilizar esta harmonia, escolher uma cor dominante, e utilizar a complementar para acentos e toques de destaque.
É sabido que a psicologia das cores é o estudo que mostra a forma como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações, afinal a cor é um elemento fundamental no processo de comunicação e um componente com grande influência nosso cotidiano, atuando nos sentido , emoções como o humor, e até decisões. Portanto use e abuse das cores, e utilize o circulo cromático para te auxiliar sempre que necessário.