O Conceito
O conceito slow fashion implica em uma desaceleração da produção e consumo ou moda consciente inserida por designers de moda engajados com as questões ambientais. O termo derivado do slow food foi criado na Itália.
Ao contrário do fast fashion, o movimento propõe uma mudança no estilo de vida, bem como todo o seu processo. Assim é essa tendência que veio para ficar não só na moda pois mais do que identificar mudanças, o cenário atual nas indústrias de confecção, calçados e acessórios entre outros setores, propõe uma discussão sobre o futuro do sistema de produção como de negócio neste setor criativo que é a moda, ressaltando a ética e a sustentabilidade, valores estes que estão inseridos como pilares no movimento Slow Fashion.
Fast Fashion
O fast fashion indústria responsável pela produção em massa de roupas, sapatos e acessórios com pouca durabilidade com sua obsolescência programada para um descarte rápido, apresenta um modelo que compreende a oferta de peças que geralmente não apresentam qualidade no tecido e modelagem, sendo descartáveis e vendidas a um preço baixo, que acaba estimulando a compra de uma nova peça, e este ciclo começou a apresentar sinais de inviabilidade, por questões dos impactos ambientais cada dia mais negativo.
Outro fato que ficou evidenciado por diversas denúncias e matérias ao redor do mundo, é o ambiente de trabalho, uma vez que os baixos custos de produtos obtidos são principalmente pela exploração da mão de obra análoga à escravidão, aos quais se impõe uma carga horária exaustiva e extensa, sem condições ergonômicas e muitas vezes em locais insalubres com baixíssimos salários.
Outro problema causado pelo fast fashion e a que cada dia fica mais assustador o enorme volume de roupas descartadas, que acabam virando lixo, poluindo assim mais uma vez o meio ambiente( já que para fabricar o tecido e a roupa houve consumo de recursos naturais, assim como contaminação dos mesmos), as águas, o solo e o ar.
As mudanças climáticas tão evidente nos últimos anos despertou este alerta na mudança de consumo, ou seja fazer melhores escolhas em um consumo consciente, preocupando com os recursos naturais e sua capacidade de regeneração, que se esgotados podem dizimar todo um ecossistema, gerando assim uma reação em cadeia.
Slow Fashion
O movimento slow fashion além de produzir roupas de alta qualidade fazendo com que a peça dure por mais tempo, desperta no consumidor conhecer todo o processo de produção, desde o conceito à execução do projeto, como a matéria prima utilizada Eco amigáveis ( que geram menos impactos ao meio ambiente), a mão de obra, condições regulares e justas de trabalho , como a fábrica planeja distribuir seus produtos e principalmente como direciona seus resíduos.
Além disso, conhecer a empresa e a marca é fundamental para alimentar e estimular tipos de indústrias sustentáveis. Por isso, estude sobre quem produz, como o faz, quais são as ações de sustentabilidade promovidas na companhia, se ela tem valores e responsabilidade socioambiental.
Moda Sustentável
Moda Sustentável e Ecológica fruto do conceito de desenvolvimento sustentável criado pela ONU na década de 90, ao qual o Slow Fashion está inserido, não é apenas um termo que tenha só um significado, é um conceito e um estilo de vida .
Eco fashion, moda sustentável ou slow fashion é o conjunto de medidas e processos produtivos para criar roupas e acessórios que não prejudicam o meio ambiente, nem fatores envolvidos na cadeia de produção para a fabricação de uma moda que atenda a um consumidor exigente e engajado nas causas ambientais, preocupado com a questão social e ecológica visando preservar a qualidade de vida e o futuro das próximas gerações, sem aniquilar os recursos naturais em um equilíbrio ambiental.
Dê preferência às empresas do sistema B que representa um novo tipo de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente.
São empresas que buscam ser melhor para o mundo e não apenas as melhores do mundo, empresas com certificado que reconhece organizações comprometidas com o meio ambiente.
Além disso, leia as etiquetas, priorize produções nacionais e locais, recicle suas roupas usadas ou doe para quem precise. Outra forma de aderir ao movimento slow fashion ou eco fashion é valorizar brechós ( preconceito ainda a ser vencido pela maioria dos brasileiros) e dar novos usos à peças usadas, utilizando também o upcycling, que será nosso próximo tema.