
Como o upcycling contribui para uma moda sustentável
O upcycling não é apenas uma tendência, mas sim uma forma diferente de fazer moda e a abordagem deste artigo é para esclarecer algumas dúvidas sobre a técnica.
A prática de reaproveitar materiais já existentes, como tecidos, aviamentos, roupas e várias outras coisas classificadas como ‘lixo’ (até os estoques encalhados que muitas vezes são queimados, incinerados) é conhecida como upcycling.
Não se trata de reciclagem, a técnica consiste em adaptação e readequação quase sempre manuais de retalhos e sobras de cortes, peças com leves defeitos e principalmente aquele estoque de uma peça que não vendeu, que “encalhou” podem virar uma nova peça de roupa.
E o que começou com certa desconfiança, conta hoje com um olhar mais ampliado, por parte dos designers, da iniciativa privada, da sociedade que consome mas está preocupada e engajada na proteção do meio ambiente, pois é preciso a conscientização por parte dos usuários e sendo necessário assim a remodelação da indústria.
O upcycling transforma resíduos têxteis em novas roupas, duplicando o ciclo de vida das peças. Do ponto de vista criativo, também agrega novas informações ao produto, que pode ser repaginado de acordo com as tendências do mercado. É difícil definir quando o upcycling surgiu na moda. É algo novo e ao mesmo tempo universal e ancestral, afinal, quem nunca reaproveitou uma roupa.
Mas mesmo sem data específica, é possível observar como o upcycling cresceu na última década, acompanhando o aumento de pessoas interessadas em conceitos de sustentabilidade aplicados à moda pois a cada dia mais os consumidores denotam maior interesse em negócios circulares, como aluguel, revenda de roupas semi-novas em brechós, ajustes e consertos.
Moda luxo
A moda luxo não fica de fora. Algumas marcas e maisons globais têm dado bastante atenção à prática. É o caso da Miu Miu, que lançou o Upcycled by Miu Miu, uma coleção de 80 vestidos garimpados em lojas vintage ao redor do mundo e transformados em peças exclusivas.
A Louis Vuitton criou, em 2020, a coleção Be Mindful, que utiliza tecidos reaproveitados de coleções anteriores para dar vida nova a lenços, colares e acessórios de cabelo.

O upcycling, na moda, não se restringe às roupas. Os acessórios também são abarcados – sejam eles bolsas, sapatos ou até jóias, na busca por uma moda impacto social positivo, e ainda explorar outras possibilidades. . Além de uma criatividade aguçada dos profissionais a prática requer estudo e dedicação para ser feita com excelência.
Os processos de upcycling são muito singulares e cada iniciativa desenvolve uma metodologia, seja para o garimpo dos materiais, encaixe ou desencaixe das peças, modelagem, acabamentos, comércio e marketing.

Processo minucioso e artesanal
É quase um processo de alta costura, requer tecidos de alta qualidade e de preferência Eco amigáveis, pois não cria repetidamente, é minucioso e artesanal, cada peça pode se tornar única.
É muito questionada por quem defende o Fast Fashion, conceito que não cabe mais nos parâmetros atuais, por produzir uma moda com obsolescência programada, gerando uma carga absurda de lixo, por isso a necessidade se as indústrias pesquisarem e abraçarem genuinamente a causa, principalmente sobre adquirir a consciência que temos uma tentativa de lidar com a sobra de resíduos.
Algumas pessoas podem pensar que uma roupa reutilizada é mais barata, porque parece que a matéria prima foi garimpada, mas não é bem assim, são muitos os custos envolvidos pois tem que se considerar o fato de que alguém o coletou, higienizou, levou para confecção, ensinou para costureiras uma metodologia nova.
Portanto é preciso divulgar e esclarecer sobre esta forma limpa e mais consciente de produzir moda, investir em pesquisas e metodologias para que seja mais acessível no preço a uma parcela maior de consumidores que buscam participar de uma moda mais sustentável.
Faça uma escolha consciente
O consumidor pode ajudar fazendo escolhas melhores e mais conscientes, se informando sobre a empresa, como ela produz, a relação com o meio ambiente e os seus funcionários, como lidam com recursos naturais, resíduos tóxicos, entre outros f atores. Bora ajudar a preservar nosso planeta?